21 de junho de 2010

Como manter a pele bonita durante o inverno?

A nossa pele precisa de cuidados durante o ano todo. E não é no inverno, só porque ela fica mais escondida, que devemos descuidar. Afinal, ninguém quer chegar na temporada primavera/verão com a pele detonada, não é?! Apesar de morar em Fortaleza (aqui não tem frio), pude literalmente sentir na pele os efeitos dessa estação, durante o tempo em que morei no RJ e em algumas viagens. Por isso, fui pesquisar algumas dicas para que todas as modernetes que estão enfrentando a friaca, fiquem impecáveis!

Para evitar o ressecamento, famosa reação da pele durante o inverno, os dermatologistas aconselham investir em cremes que consigam segurar mais água na superfície da pele. Procure por produtos com maior retenção hídrica na hora das compras.

Não tome banhos muito quentes e demorados, o ideal é que seu "ritual de limpeza" dure no máximo 20 min e na água morna. A água quente retira a camada natural de proteção da pele, gerando uma sensação de pele repuxada e um aspecto descamado, uma porta de entrada para o envelhecimento precoce. Em peles oleosas, o efeito é contrário, quando o organismo detecta a retirada da oleosidade além da necessária, ele acelera a produção de sebo, propiciando as acnes. Um outro conselho, é lavar o rosto na pia, com água fria ao invés de lavar durante o banho na água morna. Mas cuidado com a mudança brusca de temperatura, pode causar um choque térmico, primeiro lave o rosto na água fria, depois tome o banho morno.

Para ajudar na preservação de sua pele, opte por sabonetes hidratantes, neutros ou à base de glicerina, e guarde as buchas de banho para a próxima estação. Antes do banho, aplique óleo corporal, os mais indicados são amêndoa doce, macadâmia e semente de uva. Após o banho, e sempre que sentir necessidade, aplique no corpo todo um hidratante específico para o seu tipo de pele.

Beleza de dentro pra fora

Nesse clima friozinho, é normal que diminuamos o consumo de líquidos, principalmente de água. A ingestão de líquidos também ajuda na hidratação da pele. Para ter uma pele saudável, é importante vigiar quanto à isso.

Aquilo que comemos também interfere na saúde da nossa pele. Procure sempre o equilíbrio, não precisa ser radical ingerindo somente verduras, legumes e frutas, e viver se lamentando. Eu, por exemplo, não tenho nada contra a alimentação saudável, muito pelo contrário, aprendi a gostar de comer coisas que quando criança não gostava e tenho sido muito beneficiada por isso. Mas também me dou ao prazer de comer as "besteirinhas" que toda criança (e crionça rsrs) gosta.

Beleza e saúde sempre andam juntas!

Espero que as dicas sejam úteis e, se vocês soberem de mais dicas, deixem aqui nos comentários!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...