26 de janeiro de 2011

A necessidade de cuidar bem da sua intimidade

Higiene íntima é um assunto tão falado que por vezes achamos que já sabemos de tudo. Porém, há sempre algo mais a saber, tenho aprendido muitas coisas que achei legal compartilhar aqui com vocês! É muito importante que vocês leiam e apliquem no dia a dia para tanto para prevenção quanto para o tratamento de alguns probleminhas que surgirem. Cuidem-se!


No banho:

Não use sabonetes comuns, principalmente anti-sépticos, seja em barra ou líquido, esses tipos de sabonetes geralmente são alcalinos e o uso desequilibra o ph natural da vagina facilitanto infecções, coceiras e corrimentos. O ideal é usar os sabonetes íntimos (Dermacyd, Lucretin ou Nuss por exemplo) pois eles têm grau de acidez semelhante ao da região.

No entanto, alguns médicos afirmam que esses produtos exercem as mesmas funções das bactérias protetoras naturais, portanto basta usar sabonetes neutros ou de glicerina para a higiene (indico a Granado). Mas se você estiver com a imunidade baixa, dorme ou se alimenta mal, isso também pode influenciar na hamonia da flora vaginal, nesse caso é recomendável que use produtos íntimos mesmo porque eles levam o ácido lático na composição e ajudam a re-equilibrar o ph. Em caso de dúvidas, converse com seu ginecologista para saber qual sabonete você pode usar.

Naqueles dias:

Nem pense em passar o dia todo com o mesmo absorvente! Mesmo em pouca quantidade, o sangue é o ambiente perfeito para a reprodução de bactérias e fungos que podem provocar doenças sérias. Por isso, troque de absorvente a cada quatro horas. O ideal é usar absorventes sem fragrância. A ação de substâncias perfumantes pode causar ardor, alergias, coceira, fissuras externas e até dor na relação sexual. O protetor de calcinha diário é contraindicado, porque a região vaginal não deve ser muito abafada.

Fora de casa:

Seria ótimo usar uma duchinha cada vez que usássemos o sanitário, porém quando estivermos fora de casa podemos recorrer aos lenços umedecidos das mesmas marcas dos sabonetes íntimos. Mas só em situações de emergencia ein? O uso demasiado também pode causar irritação na região. Prefira papel higiênico branco e sem perfume, a tinta e o perfume podem agredir a mucosa vaginal e irritá-la. Seja lenço umedecido ou papel higiênico, faça a limpeza na direção frente para trás, nunca ao contrário.

Roupas:

Esse é um aspecto pelo qual devemos estar também muito atentas, afinal usamos roupa praticamente o dia todo! A começar pela calcinha, para o dia-a-dia prefira as de cores claras e de algodão, porque facilita a transpiração e a ventilação. Algumas calcinhas com cores mais vivas podem liberar substâncias químicas do corante e causar irritação na pele.

Aproveite o banho para lavar as calcinhas, existem muitas marcas específicas de sabão líquido para lavar roupas íntimas como o Higi Calcinha, mas se preferir também pode usar o tradicional sabão de coco. Não é aconselhável acumular calcinhas sujas para lavar todas de uma vez pois podem criar fungos, nem lave em máquina de lavar pois além de ser um procedimento mais brusco que pode deformar a peça, não é legal misturar calcinhas com roupas sujas de poeira e outras impurezas que podem causar alguma infecção. Coloque-as para secar em local bem arejado, nunca deixe secando no banheiro.

Evite usar calças muito justas ou de material pesado como o jeans, pois abafam a região genital. A lycra apesar de ser aparentemente leve também abafa e esquenta, evite tanto nas lingeries quanto nas roupas. Então a dica é aproveitar que os vestidos e saias estão em alta, oferecendo modelos para os mais variados estilos, para ficar super feminina e fazer um bem enorme a você mesma! Mas caso não se sinta bem, prefira calças e shorts de tecidos mais leves que também nunca saem de moda.

Saúde é coisa séria! Ainda mais quando se trata da nossa saúde íntima, que é extremamente sensível. Espero que tenham gostado das dicas! Beeeeijos!

Um comentário:

  1. Amei as dicas.
    Já as sigo a algum tempo mas vou ficar mais atenta ainda.

    Bjs
    =]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...