4 de agosto de 2015

Como saber o prazo de validade dos cosméticos importados?!

Meninas, uma coisa que sempre me deixou intrigada foi não encontrar o prazo de validade dos produtos importados. Vocês também já repararam que eles não vem com essa informação clara para os consumidores?! Já chegou a passar pela minha cabeça que os produtos são tão bons que até os prazos eram indeterminados! Foi então que resolvi pesquisar para compartilhar aqui com vocês e dizer que a ficha caiu e o sonho se desfez hahaha

Aqui no Brasil, vem muito bem especificado nas embalagens tanto o prazo de validade, quanto o tempo que aquele produto deve ser utilizado ou consumido depois de aberto. Sempre gosto de verificar, pois tenho medo de reações alérgicas e outros probleminhas que a gente sabe que produtos vencidos podem causar.

O esquema lá fora é diferente, o prazo de validade é um código e os consumidores podem checar o vencimento pela internet. Existe um site chamado Cosmetic Calculator onde podemos inserir a marca e o código do produto. O site informa a data de fabricação e quanto tempo você ainda tem para usar o cosmético, vale até para perfumes!

Peguei alguns produtos gringos que tenho aqui pra demonstrar e vamos lá:

  1. Acesse o site pelo seu computador ou celular: http://checkcosmetic.net/;
  2. Procure a marca correspondente ao produto que deseja consultar;
  3. Insira o código. Não há um lugar específico na embalagem para você localizar isso, varia muito de cada fabricante. Masdá uma olhadinha nas fotos, espero que ajude. Se errar, tente procurar algum outro código.

Rímel: Validade 36 meses, posso usar em até 7 meses.
Batom: Validade 36 meses, tenho só mais um mês para usar.

Um minuto de silêncio porque essa notícia do meu batom muito me abalou... foi bom enquanto durou!
Socorro!!!

Xampu: Validade 39 meses, falta 33 meses para vencer.
Mas tem um detalhe que não precisa do site calculator para saber, alguns produtos depois de abertos modificam esse prazo, geralmente os líquidos, xampus, condicionadores, hidratantes e perfumes. Nas maquiagens nunca vi avisos sobre isso. Note que na foto abaixo tem o desenho de um potinho aberto com o escrito: 12M. Significa que depois de aberto é recomendado usar em até 12 meses.


Espero que tenham gostado dessa informação, pra mim foi super útil e me tirou uma baita de uma dúvida! Vamos aproveitar pra fazer aquela faxina e jogar fora tudo que não serve mais?!

Beijos da Dani!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...