17 de agosto de 2015

O que é cronograma capilar?

     Oi meninas, vamos falar um pouco sobre o famoso cronograma capilar? Ele consiste em uma agenda de cuidados com seus cabelos, onde vai haver uma recuperação completa dos fios, repondo a massa capilar e os nutrientes perdidos durante o dia.  Inclui três tipos de tratamentos que são a hidratação, nutrição e reconstrução. Ao fazer esse cronograma você tem que saber do que seu cabelos está mais precisando no momento.  

 

  • Hidratação: serve para cabelos sem brilho e ressecados. Consiste em hidratar, repor água e umidade dos fios, devolvendo a maciez. Procure máscaras que tenham em sua composição ativos naturais como frutas, frutos, ervas, extratos botânicos, panthenol, aloe vera, mel, silicone e glicerina.
  • Nutrição: serve para cabelos porosos, com frizz e sem balanço. Tem a função de alimentar os fios repondo os lipídios e gordura e dá brilho ao cabelo. É a fase da umectação. As máscaras devem conter como principais ingredientes os óleos, manteigas e ceras vegetais. 
  • Reconstrução: serve para cabelos frágeis, ralos, partidos, elásticos, e com química. Repõe as proteínas dos fios. Os ingredientes principais nas máscaras devem ser a queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, aminoácidos e proteínas hidrolisadas.
    Obs: Evite usar as máscaras com queratina em excesso, pois faz mal e leva à quebra dos fios. Sempre faça uma hidratação antes da reconstrução.

    Muita gente acha que por não fazer química, não precisa cuidar do cabelo, o que é errado, pois nossos cabelos são agredidos diariamente pela poluição, sol, mar, vento, piscina, água quente do chuveiro, secador e chapinha. As químicas agridem mais ainda deixando o cabelo opaco, fraco, sem vida e nada saudável.

     Então vamos ao cronograma oficial, que é composto por 8 hidratações mensais, 3 nutrições e 1 reconstrução. O processo é feito como mostra a tabela abaixo:


    A tabela não é obrigatória, é uma sugestão, mas você pode fazer de acordo com o que achar melhor para seus fios. É recomendado dar o intervalo de pelo menos 1 dia para fazer as etapas.

    É isso meninas, eu vou começar a fazer nos meus cabelos, pois além da tintura vermelha que uso, eu fazia alisamento (que agora vou parar). Essas químicas deixaram meu cabelo muito fino e sem vida. Mas acho que agora vai ficar top kkkkkk.

Beijos :*
Tammy Jéssica


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...